O shimeji é o nome de uma espécie de cogumelo comestível, cujo tipo pode variar entre branco e preto. A colonização do shimeji acontece da seguinte maneira: um composto rico em nutrientes é preparado para receber o fungo, geralmente contemplado com capim, bagaço de cana de açúcar, borra de café e serragem de madeira. Então, o material é ensacado junto com a matriz do cogumelo, como uma semente, que precisa estar em ambiente com temperatura, CO2 e umidade relativa do ar controlados. Dependendo da espécie, a cultura pode ser colonizada por até seis meses antes de ser comercializada.
O shimeji é rico em vitamina B1, vitamina C, ferro, fósforo e potássio, componentes essenciais para qualquer fase da vida. Além disso, também é uma boa fonte de proteína vegetal e fibras.
Preto: Tem sabor e perfume mais acentuados e pode não ser agradável a qualquer tipo de paladar. Acompanha bem receitas com carnes e molhos.
Branco:Trata-se da opção mais popular em mercados e restaurantes. Sua consistência é fibrosa, mas macia, e seu gosto é sutil. Por aqui, já é tradição comê-lo na manteiga com shoyu.
Benefícios do Shimeji
Prolonga a saciedade
Melhora a imunidade
Combate infecções
Aumenta a massa magra
Combate diabetes